saúde

Leitos clínicos e de UTI do Hospital Regional abrem nesta terça

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, em transmissão ao vivo pelo Facebook, que a partir desta terça o Hospital Regional de Santa Maria estará funcionando com 30 leitos clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Leite apresentou o mapa da disposição dos leitos e andou pelo complexo mostrando as novas instalações que atenderão, exclusivamente, pacientes com o novo coronavírus. O governador também anunciou que, na próxima semana, outros 20 leitos clínicos serão abertos, totalizando 60 novos espaços para tratamento da doença no município

- Já estamos trabalhando para adquirir os equipamentos para a operação permanente. Serão quase 200 leitos abertos. O Regional não vai mais fechar depois disso - garantiu Leite. 

O Estado já contratou 83 profissionais de saúde e mais 30 médicos que vão atuar no hospital. 

De acordo com Leite, 60,3% dos leitos do Estado estão ocupados com pacientes da Covid-19 e o Regional vem para dar reforço à saúde. 

O governador estava acompanhado da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e do superintendente da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), Rogério Pires, e do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, que comemorou a abertura:

- Santa Maria, no estado inteiro, é a cidade que tem a maior deficiência de leitos. Tínhamos zero no começo, depois conquistamos 10 no Hospital Universitário (Husm) e, a partir de amanhã, mais 10 aqui. Até agora estamos controlando a doença, mas não sabemos o que vem pela frente - disse o prefeito.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Regional atenderá pacientes com coronavírus e retoma ambulatório

VÍDEO: depois de 32 dias, paciente deixa o hospital sob aplausos da equipe Próximo

VÍDEO: depois de 32 dias, paciente deixa o hospital sob aplausos da equipe

Saúde